Porque os ricos ficam mais ricos e os pobres, mais pobres
Algumas pessoas pensam que não há caminho melhor para a segurança e o sucesso do que um bom emprego. Outras não querem ser funcionários a vida inteira, querem ser empreendedores e investidores. Para tanto, é necessário aprender a vender. Você pode achar que um bom trabalho é a coisa mais importante que você pode alcançar e não consegue recusar um emprego estável e bem remunerado, em vez de iniciar seu próprio negócio e investir.
Duas categorias de pessoas
Há aqueles que veem o mundo pela perspectiva do lado esquerdo do quadrante e outras, do lado direito. Para alguns de vocês isso será revisão. Minha esperança é que para outros, será o início da mudança de “mindset” sobre dinheiro.
O quadrante é dividido em quatro tipos diferentes de pessoas, duas de cada lado.
O lado esquerdo do quadrante
Do lado esquerdo do quadrante estão os “E” e “S”. Eles pagam a maior parte dos impostos e trocam o tempo deles por dinheiro. Cada um tem seu próprio mindset.
E de employee (empregado)
Ao final do dia, a coisa mais importante para os empregados é segurança. Alguns são empregados e a vida inteira não desejam nada além de segurança. Por isso não entendem por que outros querem ser proprietários de negócios e investidores. Pensam que não há nada mais arriscado do que isso.
Devido aos empregados fugirem do risco, eles não veem necessidade em aprender sobre dinheiro e seu funcionamento. Para eles, educação é aprender habilidades necessárias para conseguir um emprego fixo, que pague bem e com ótimos benefícios.
Quando empregados precisam de mais dinheiro, eles procuram um emprego que pague mais alto.
S de self-employed (autônomo)
Pessoas no quadrante S não são bons empregados e frequentemente agem como se ninguém pudesse fazer uma tarefa melhor do que eles próprios. Enquanto eles ainda têm uma ideia de segurança, tem maior tolerância ao risco, e apesar disso não ligam de trabalhar para eles mesmo. Na verdade, eles gostam desse jeito porque sentem que estão no controle do futuro deles.
São médicos, advogados, dentistas, contadores, e outros negócios baseados em serviços e consultorias. Eles têm padrões muito altos em relação ao trabalho deles e por causa disso têm dificuldade em delegar aos outros. De novo, eles não gostam de contratar empregados porque ninguém faz melhor do que eles. Como resultado, eles só ganham dinheiro quando estão trabalhando. Isso significa que eles não possuem um negócio, eles têm um trabalho.
Quando pessoas autônomas precisam de mais dinheiros, elas procuram mais horas para faturar.
O lado direito do quadrante
Do lado direito do quadrante estão o “B” e “I”. Eles pagam os menores impostos e criam ou investem em ativos que produzem fluxo de dinheiro para eles mesmo quando estão dormindo.
B de bussiness owner (dono de negócio)
Diferentemente daqueles no quadrante S, donos de negócio não têm um trabalho. Eles possuem o sistema ou um produto que faz dinheiro mesmo que eles não estejam trabalhando. Como eles sabem que não podem ter sucesso sozinhos, eles procuram contratar que se especializam em habilidades necessárias ao negócio e contratam aqueles que tem mais talento e habilidades do que eles mesmos. Os melhores donos de negócio sabem que poderiam sair da empresa por um ano e voltar, encontrando-a ainda lucrativa e rodando melhor do que quando saíram.
Donos de negócio são frequentemente vistos como tomadores de risco, mas da perspectiva deles, ser um empregado é mais arriscado porque empregados não tem controle. Um dono de negócio pode decidir fazer corte ou demitir um empregado, mas ninguém pode tirar o negócio do dono do negócio. E quando a economia entra em crise, o dono do negócio tem mais controle para fazer o negócio trabalhar e sobreviver.
I de investor (investidor)
Investidores têm a educação financeira mais alta de todos no quadrante. Eles são adeptos de encontrar ativos que proveem rentabilidade estável em forma de fluxo de dinheiro e eles frequentemente usam dinheiro de outras pessoas para obter esses ativos. Então eles usam a renda desses ativos para adquirir ainda mais ativos, aumentando sua riqueza com essa mecânica do dinheiro. Eles têm os maiores descontos em impostos, não têm que trabalhar se não desejarem e não têm que lidar com empregados. As pessoas mais ricas do mundo são investidores e de forma geral, 70% da sua renda provém de investimentos e outros 30% de salários.
Quando investidores precisam de mais dinheiro, eles procuram por uma oportunidade de adquirir um ativo que produza mais renda passiva.
O custo de escolher segurança em vez de liberdade
A linha divisória entre aqueles que estão batalhando na economia de hoje e aqueles que estão prosperando é a linha entre os dois lados do quadrante.
Os salários das classes baixas e média mantiveram-se estáveis ou diminuíram nas últimas duas décadas. Apesar disso, aqueles do lado esquerdo do quadrante continuam pensando que estão vivendo em segurança, enquanto veem aqueles que são donos de negócio e investidores como tomadores de risco.
A triste realidade é que aqueles que estão do lado esquerdo do quadrante pagam mais impostos e juros de dívidas quanto mais recebem. É um ciclo vicioso que mantém eles se sentindo pobres – a chamada “corrida de rato”.
Para entender por que os “E” e “S” não ficam ricos, você tem que entender a diferença de inteligência financeira entre os dois.
O que realmente te enriquece
Normalmente pensam que rico é quem ganha muito dinheiro.
Quanto dinheiro você ganha não te faz rico. Mas sim quanto dinheiro você guarda é que te faz rico.
Aqueles do lado direito do quadrante pagam menos impostos, sabem como usar a dívida para ganhar dinheiro e se protegem contra a inflação por meio de seus ativos. Eles não apenas ganham mais dinheiro do que empregados e autônomos, como também definitivamente guardam mais dinheiro.
Aqueles do lado esquerdo do quadrante trabalham pelo que se chama de renda ativa. É a renda com maior carga tributária. Eles têm pouca proteção contra os impostos. Aqueles do lado direito trabalham pela renda passiva, a renda com menor carga tributária. Eles têm muitos incentivos fiscais no código tributário que podem usar em benefício próprio.
Saindo do quadrante esquerdo para o direito
Se você quiser sair do lado direito do quadrante, comece mudando seu mindset.
Um tempo atrás um estudo mostrou o mindset daqueles que saíram da pobreza para a riqueza. Três coisas foram vistas como fatores determinantes:
- Eles mantiveram visão e plano de longo prazo;
- Eles acreditavam em gratificação tardia;
- Eles usaram o poder da composição a seu favor.
Eles também analisaram os ricos que viraram pobres. Estes são os três fatores que constataram:
- Eles tinham visão de curto prazo;
- Eles tinham desejo por gratificação instantânea;
- Eles abusaram do poder da composição.
O caminho do lado direito do quadrante começa com: pensar no sentido de adquirir ativos que produzam renda passiva em vez de viver em um padrão de salário em salário. Comece pequeno, tenha paciência e observe como sua riqueza cresce com o tempo.
Tradução livre e adaptada do post em https://www.richdad.com/cashflow-quadrant